.colónia de mini-férias.
O 10J foi acampar, diz-se! Contudo, acampar, é uma forma demasiadamente simples e redutora de definir tudo o que se passou naqueles três dias de ocupação de um pedaço de terreno, à sombra de uns plátanos, no Parque de Campismo da Mata do Camarido em Caminha. O cenário, tirado de um postal, serviu para a promoção de uma série de actividades devidamente orientadas pela equipa de professores acompanhantes. Da Animação Sociocultural, passando pela Psicologia, Comunidade e Intervenção Social, Educação Física e acabando na Expressões Plásticas e Dramáticas, foram muitos os saberes trabalhados durante aquele tempo intensamente ocupado.A turma, devidamente dividida em grupos, tratou de tudo, ou quase tudo... Da cozinha à promoção de actividades, que visavam simular uma verdadeira colónia de férias com crianças de um infantário ou de uma escola primária, de tudo houve um pouco: febra assada, espetadas, corridas de sacos, o "arranca cebolinhas", teatro ao luar, (des)orientação nocturna na mata, enfim... um balanço positivo. Claro está que no meio deste acampamento quase hippie com uns fantásticos espanta-espíritos a assinalar a chegada da brisa fresca do mar, uns quantos, mais pareciam estar do lado de lá, isto é, pertencerem a uma das tais escolas primárias com as quais estes futuros técnicos de apoio psicossocial / animação sociocultural um dia terão de lidar. Fica o registo.
Colónia de mini-férias |
3 comentários:
Estes três dias foram espetaculares.
Contudo, queria dar os parabens aos professores pelo teste que nos fizeram na mata do Camarido. Foi um teste para ver como e que a turma se unia quando algum dos seus elementos se perde.
Embora houvesse muita aflição, a turma uniu-se. É pena que esta só se una em casos de afliçao e que a maior parte do tempo esteja desunida.
Mas os professores estao todos de parabens pelo excelente exrecicio que nos fizeram.
Mas ainda falta falar da comida: a comida estava optima, tirando o arroz cru do prof. Jorge.
Mas aqui fica uma nota: Nunca se iludam com as aparencias, porque la viu-se que as pessoas mais elegantes sao as que comem mais.
Foram 3 dias em grande, que para o ano tem que se repetir, mas com mais tempo.
Parabens a todos.
;)
Amei estes dias diverti-me imenso....
Espero que para o ano haja mais...
Realmente estes três dias foram expectaculares, superaram as minhas expectativas.
Os professores é que foram um bocado malandros ao ponto de nos dar um susto daqueles lá na mata quando os rapazes supostamente se tinham perdido, mas até foi uma boa ideia para ver até que ponto é que os alunos iam para encontrar alguém que se tivesse perdido, nós provamos, sem saber que aquilo era uma brincadeira e ao mesmo tempo uma prova, que nós somos capazes de nos unir pela mesma causa e isso é que interessa.
Para o ano temos de repetir outra vez uma mini colónia de férias.
Enviar um comentário