Confiar nasce normalmente de uma amizade, de uma relação profunda que supera qualquer espécie de inveja. Confiar é, acima de tudo, saber ouvir as vozes que mais interessam e seguir em frente. Eu confio (actividade da disciplina de Animação Sóciocultural, realizada em Fevereiro de 2009).
A organização agradece a todos os participantes, vencedores ou não, da II Prova de Orientação da esl. Gostariamos também de atribuir os seguintes prémios:
A orientação é definida pelo dicionário como "a arte de conhecer a situação geográfica em que se está". Contudo, a avaliar pelo o que aconteceu no passado dia 24 de Abril, nas margens da Ribeira de Borba, Lixa, a definição daquele substantivo é incompleta. Acrescente-se: divertimento, aprendizagem, gosto e respeito pela natureza, espírito de equipa, competitividade e talvez consigamos uma aproximação da verdadeira definição daquela palavra.
Do mesmo modo, estes 10 minutos de VideoClique são redutores e, fossem eles 20 ou 30, sê-lo-iam na mesma. Acima de tudo, uma prova como aquela deve ser vivida e depois recordada para ajudar a compensar um daqueles dias menos bons, que por vezes surgem na nossa vida. Fica o alento.
E quando o dia amanhece com nevoeiro e o tarde o Sol brilha mesmo sem brilhar. Foi segunda edição da prova de orientação, uma inciativa do grupo discipolinar de Geografia, com a colaboração de vários alunos, os BVL e a GNR.
No passado dia 22 de Abril, dia da Terra, o grupo de professores do Projecto Terra promoveu uma apresentação de "trabalhos teóricos de carisma ambiental", realizados por alunos de várias escolas do concelho. Paralelamente, vários oradores convidados e ligados à Área do Ambiente, deram autênticas aulas sobre o tema a várias turmas convidadas a participar neste encontro. Por ultimo, e num tom simbólico, foi plantada uma árvore e afixada um placa evocativa do evento, pelos respectivos professores e alunos organizadores.
O Concurso CliqueSuperBlogue acaba de perder, por desistência, um dos seus concorrentes: o projecto ....reticências do 10ºA. Fica aqui uma palavra de agradecimento pela participação.
E quando as aulas acontecem fora da sala? É vê-los voar. Foi assim em 2005 e 2006, com várias turmas do sétimo ano de escolaridade. "Parecem bando de pardais...".
Numa meticulosa organização de meses, o Grupo disciplinar de Francês realizou uma viagem de estudo a França. O vídeo, segundo os participantes, apenas serve para obter uma pequena ideia do fascínio. Desde o Futuoscope, passando por zonas emblemáticas da capital francesa, até à incotornável Eurodisney, foram imensos os locais bem maiores do que aquilo que um simples vídeo pode mostrar.
No ano passado, a Lixa assistiu a algo inédito: a primeira edição do Rally Paper da esl. Uma solarenga tarde do famoso Verão de S. Martinho, brindou quem nele participou e se divertiu, na tentativa de cumprir com os devaneios da organização, que até foi brindada com uma (obrigatória) composição musical. O resultado foi promissor.
No dia da árvore, em 2006, várias turmas do sétimo ano de escolaridade assinalaram, da melhor maneira, plantando uma árvore, uma data que nunca deve ser esquecida.
«Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de inverno, em Turim, que é quase tão frio como S. Petersburgo - entende-se. Mas com este clima, com esse ar que Deus nos deu, onde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal.» As sábias palavras de Almeida Garret transportaram alunos (10ºE/F) e professores por um Portugal ao qual niguém vai mas que é necessário ir e aprender. Esta foi a edição do passado ano lectivo. Está uma outra à porta. Fica o filme.
A I prova de orientação da nossa escola decorreu à cerca de dois anos atrás. Este ano está prevista uma nova edição, no mesmo local - A área da Ribeira de Borba de Godim - na freguesia homónima. Nesta edição, a ter lugar no próximo dia 24 de Abril, sexta-feira, está prevista a participação de todas as turmas do ensino básico (com excepção para o 8ºE e o 9ºF) e, do ensino secundário, a turma do 10ºj, no âmbito da disciplina de Animação Sóciocultural. Fica aqui o registo fotográfico da I edição, para abrir o apetite aos novos participantes e o aviso que se irá disponibilizar, neste sítio e na página da nossa escola, o guia de prova e outras informações úteis para a mesma.
Sob o tema dos transportes, as turma 10ºE e 7ºA, rumaram à Área Metropolitana do Porto, vestiram a pele dos seus cidadãos e viajaram nos seus transportes, num frio dia do mês de Abril de 2006.
Em Junho de 2003, um aventureiro grupo de professores da esl, partiu à aventura e rumou ao PNPG onde fez uma enorme caminhada por dois trilho diferentes: a Geira e Preguiça. Fica o registo.
Em Maio de 2003, durante as gravações do "filme": Os Azares de Anacleto, foram muitas as situações de riso e brincadeira que divertiram quem nelas participou.
E quando a aula de Geografia vira um palco? Foi assim, no início deste ano lectivo, que com criatividade e qualidade, os alunos do 11ºF, retrataram o quotidiano de quatro famílias representativas do panorama agrícola nacional. O resultado é hilariante.
E quando do céu cai uma prenda? O mundo fica mais bonito. No passado mês de Janeiro, e com a esl pintada de branco, o Professor Carlos Eduardo registou aquele momento único.
No ano lectivo de 2002/03, o grupo disciplinar de Educação Física, promoveu uma marcha de montanha na Serra do Marão. Foi mobilizada toda a escola, que se preparou para o tórrido calor que antecedeu aquele inesperado dia de nevoeiro.
No ano lectivo de 2007/08, as turmas do 8º ano de escolaridade, passaram um dia diferente nas praias da Aguda (V.N. de Gaia). A marcação desta visita obedeceu, literalmente, às regras da preamar e da baixa-mar. De facto, a maré baixa que se verificou no dia 19 de Abril de 2007, permitiu "afastar" o mar, um pouco mais do que é normal, de uma zona denominada por entre marés. Vista à lupa, a profusão de animais e plantas em harmonia postas a descoberto e em pequenas poças de água, pareciam quase saídas de um filme de ficção cientéifica e deslubraram os que, naquela radiante manhã, ouviram atentamente as explicações dos guias da Estação Litoral da Aguda.
Da organização conjunta das disciplinas de Geografia, Português e História, resultou uma inesquecível viagem de estudo, por um Portugal diferente, sob o tema da água. Os protagonistas, os professores e alunos de duas turmas do 10º ano, a E e a F (ano lectivo de 07/08), foram muito mais do que isso, foram uma família e partilhou-se muito. Naqueles três dias de viagem, mais do que locais, viveram-se sensações que ainda hoje perduram: a caminhada, à chuva, até à nascente do Rio Vouga, a visita ao Centro Astronómico de Constância, a pressa de chegar à Pousada da Juventude da Areia Branca, o perfume dos jardins da Quinta da Lágrimas, as inacreditáveis sessões de música no autocarro, os amigos secretos... Todos estes "momentos", inenarráveis que são, podem e devem, ao menos, ser recordados.
Futuros craques ou não, foram muitos e mais ou menos certeiros, os pontapés na bola com que a pequenada da EB1 de Borba de Godim se divertiu durante uma boa parte da manhã do último dia de aulas do 2º período.
Depois da caça aos ovos, houve uma série de actividades proporcionadas pelos alunos de Animação Sóciocultural, da turma 10J, aos seus convidados da escola primária. Uma delas foi o famoso jogo do lencinho.
De chapéu na cabeça, um "padrinho" pela mão e muita energia, alunos de uma turma do 1º ano da EB1 de Borba de Godim, reviraram os jardins da esl na demanda por ovos de Páscoa que, num ápice, os descobriram.
Corria o ano de 2002, quando foi iniciado um ambicioso projecto, fazer um filme. A equipa previamente formada, o 7ºD, cujos alunos, na sua maioria, já rumaram a outras paragens para serem doutores, tratou do argumento. Foi um trabalho moroso e árduo, que se prolongou até ao terceiro período, já em 2003. Depois deu-se a realização. Para tal formaram-se várias equipas, uma responsável pela maquilhagem, outra pelo guarda-roupa, outra que impunha, com esforço, o guião e, por último, a concorrida equipa das filmagens. O resultado daquele enorme trabalho, fez-me orgulhar imenso de todos os que nele participaram, não só pelo resultado final, mas acima de tudo pela lição que dali tiramos: acreditar.
Com recurso a materiais recicláveis, alunos de vários anos de escolaridade, desfilaram na passerelle do polivalente da esl, com um estilo inconfundível.
Muito a propósito desta quadra primaveril, o grupo de Ciências da Natureza, promoveu a Feira Verde, onde se venderam as mais variadas espécies de plantas, que perfumaram a sala 4 e encataram todos que a visitaram.
Da azáfama da véspera às enchentes do próprio Dia da Ciência (26 de Março) Física e Química, foram muitos os olhos curiosos, e atentos, que passaram pelos laboratórios do Bloco II e depararam com façanhas, dignas de um qualquer manual de Alquimia.